julho 15, 2006

pequenas indagações de um dia produtivo de estudos

Ah, o espaço....
mas o que é o espaço?
ainda não sei...
só sei que me fascina, sempre me fascinou...
Gastei quatro anos tentando entender, ainda não compreendi completamente esta imensidão de conceitos e teorias, não é apenas espaço físico? não, não é mais...é espaço de redes... pontos fixos em um horizonte vasto de informações... cadê as pessoas, cadê as relações? ainda continuam, mudando com o fluxo do capital...
Escrevo aqui e milhares de pessoas podem ver, poucas podem entender, afinal a comunicação ainda não se tornou global...
ah, o espaço..
Que negocinho mais complicado fui arranjar de gostar!
E o lugar? modificou-se, tornou-se progressista, seguindo a linha do capital, não há mais fronteiras, não há mais delimitações.
E o papel do geógrafo? cadê? sumiu? não, modificou-se, agora não é só o fisico do lugar onde se vive, é o global a partir de uma imagem de satélite...
abraçamos o mundo! conquistamos o mundo de uma só vez! é só apertar um botãozinho que tá ali...
O mundo, imenso, gigante, rodando, azul, cinza, marrom...azul, cinza, marrom...
Olha lá...um edifício, um carro, uma placa! eu não conheço esta parte do mundo... conheço sim! acabei de ver ali, na tela do computador, me apropriei desse lugar, desse edifício, agora ele vive no meu mundo, junto com a placa e o carro, mais os lugares e pessoas que conheci por aí...
Mais uma parte de um quebra cabeça.

Nenhum comentário: